Clube de Leitores



Boris Cyrulnik, neurologista, psiquiatra, psicanalista, foi um dos fundadores do Grupo de Etologia Humana e dirige um grupo de investigação na Faculdade de Medicina de Marselha. Autor de numerosas obras, das quais o Instituto Piaget já publicou: Memória de Macaco, Palavras de Homem; Sob o Signo do Afecto; O Nascimento de Sentido; Nutrir os Afectos e Do Sexto Sentido.

Parte da sua obra incide, precisamente, no estudo da resiliência, em particular com o livro “Resiliência: Essa Inaudita Capacidade de Construção Humana”.

Uma pérola é o resultado da reação da ostra à agressão de um grão de areia e, tal como a ostra tem a capacidade de transformar um áspero grão de areia em algo valioso, também o ser humano perante um acontecimento marcante e sofrido, poderá descobrir capacidades até então desconhecidas e revelar uma enorme força perante situações que à partida só poderiam conduzir à fraqueza.

Deste modo, a utilidade da resiliência na vida quotidiana é evidente, uma vez que nos permite retirar algo de bom de situações que, à partida, nos levariam ao insucesso.

#Biblioterapia #Livros #Resiliência

list.png