Antiga e Mística Ordem Rosacruz - AMORC - dia 25 Setembro às 19:30h


25 de Setembro, sexta, 19h30/21h00 na Sala de Actividades

MOVIMENTOS ESPIRITUALISTAS EM PORTUGAL -

APRESENTAÇÃO DA ORDEM ROSACRUZ AMORC

Luís Natal Marques (Grande Conselheiro da Amorc em Portugal)

(Entrada livre)

para ver um excerto no Youtube * clique aqui


A Ordem Rosacruz AMORC, Tradição e Ensinamentos

A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, conhecida como Ordem Rosacruz-AMORC é uma organização internacional de carácter místico, iniciático e filosófico, cujas origens tradicionais remontam ao antigo Egipto. Propõe aos seus membros um sistema de ensino e aplicação prática das grandes Leis que regem a Vida e o Universo.

Pelo seu carácter místico, procura dar aos membros os instrumentos que os auxiliarão na sua progressão espiritual, para que evoluam e possam sentir a união com Deus através do seu Eu interior.

Quanto à vertente iniciática da Ordem, os ensinamentos progridem por graus e o ingresso em cada um deles obedece a um ritual de iniciação específico. A intenção das iniciações é a de preparar a consciência do candidato para a compreensão dos princípios fundamentais que cada grau transmitirá, dando-lhe um maior entendimento das leis superiores. Os rituais consistem em representações simbólicas que induzirão o indivíduo a percecionar no seu íntimo o que lhe será transmitido nos ensinamentos.

A tendência filosófica da Ordem aponta para a necessidade de reflexão sobre o conteúdo dos ensinamentos, para que os estudantes desenvolvam o amor pela sabedoria, construindo-a de forma pessoal e única. A informação veiculada, sendo assimilada pela reflexão, contribuirá para um maior conhecimento de si mesmo, bem como da natureza, de Deus, do ser Humano e do Universo.

Os ensinamentos Rosacruzes assentam quer na sabedoria Tradicional antiga, quer nas últimas aquisições da ciência, possibilitando o desbravamento interior, despertando no homem a capacidade de se harmonizar consigo próprio e entender melhor a vida em geral, na mais ampla liberdade de pensamento, sem orientações doutrinárias ou imposições dogmáticas.

O sistema de ensino desenvolve-se pelo envio de monografias semanais para a residência dos membros, onde estes farão os estudos, reflexões e meditações. Para preservar a tradição oral da Ordem, nas regiões ou localidades onde há mais membros, estes criam organismos filiados a uma Grande Loja, designados Lojas, Capítulos, Pronaos ou Atria, conforme o número de membros. Nos organismos filiados desenvolvem-se atividades coletivas (ritualísticas e culturais).

O que é ser Rosacruz?

O Rosacruz é alguém que livremente procura o encontro consigo próprio e com a harmonia do Cosmos, aspirando a uma união cada vez mais próxima com o Deus do seu coração e da sua mais elevada compreensão.

A sua atração pela espiritualidade leva-o a trabalhar no sentido vir a ser cada vez mais consciente, harmonioso e feliz, trazendo essa consciência, harmonia e felicidade ao mundo.

O Símbolo da Rosacruz

O Símbolo da Rosacruz, parece ter sido inspirado no homem de braços abertos adorando o sol. A sombra projetada no solo tem a forma de cruz, passando esta a simbolizar o corpo do homem de braços abertos.

Se a cruz representa o corpo, sujeito a provas e tribulações, a matéria que tende para a inércia, a rosa colocada no centro dessa cruz, representa a vida, a força interior que anima o corpo para a ação. Ação que pressupõe trabalho, esforço, aprendizagem constante, crescimento e transformação interior, enfim a construção da personalidade-alma que existe em cada um de nós.

As pétalas da rosa, que desabrocham, simbolizam as faculdades da alma a desenvolver-se no ser humano. Quando a rosa se abre completamente na cruz, chega ao estado de perfeição, da mesma maneira que a nossa personalidade-alma quando expressa todas as suas faculdades está preparada para a união mística entre o corpo e a alma.

A rosa no centro da cruz simboliza o coração do homem e, da mesma maneira que a rosa exala o seu perfume, também do coração do homem deve irradiar o perfume do Amor.

#AntónioPaiva #QuestõeseTradições

16 views
list.png