A ESPIRAL 

POR UM MUNDO NATURAL    O QUE SOMOS    VISITA GUIADA    NOVOS SÓCIOS, NOVOS DESAFIOS

 

POR UM MUNDO NATURAL

FOI NO SENTIDO DE LUTAR por um mundo mais natural que a Espiral nasceu em 1978, inscrevendo-se num amplo movimento de consciência social que se iniciou nos anos 60 e que se caracteriza pelo crescente despertar do amor pela natureza com “arte e força”, para que o futuro da Humanidade seja possível e digno.

Hoje, essa consciência alargou-se a amplas camadas da sociedade e começa-se a enfrentar uma dura e amarga realidade:  nem os alimentos industrializados nem os avanços tecnológicos podem modificar o facto de a sobrevivência da humanidade depender da qualidade biológica, da pureza do ar, da água, do solo e, por consequência, da cadeia alimentar.

Mas muito caminho há ainda a percorrer:  milhões de animais são criados industrialmente para consumo humano em condições deploráveis e inaceitáveis, com pesadas consequências para a saúde pública e do planeta. Centenas de espécies animais e vegetais correm sérios perigos de sobrevivência. O ser humano esquece-se que a própria sobrevivência do Homo Sapiens depende justamente dos mesmos ciclos ecológicos, aos quais pertencem inúmeros animais e plantas já extintos ou em vias de extinção, por causa da contaminação e da deterioração do meio ambiente e das consequentes alterações climáticas, tudo provocado por uma acumulação sem precedentes e criminosa de resíduos tóxicos e poluentes.

Às constantes agressões a que o homem está sujeito, quer em termos de poluição ambiental, stress, medicina quimioterápica e sintomática, junta-se hoje uma alimentação desequilibrada, excessivamente rica em proteína e gordura animais, produtos refinados e conservados, excesso de açúcar e sal, e pobre em vegetais, legumes e frutos.

Apesar da consciência social destes problemas ter dado um salto enorme nestas últimas décadas, a vontade política continua muito lenta a tomar e a implementar decisões, continuando os grandes interesses económicos a ter um peso prioritário. 

Mas o planeta não pode esperar.

Nós não podemos esperar.

 

O QUE SOMOS  (TOPO)

A ESPIRAL É O MAIS ANTIGO CENTRO NATURAL em Portugal: reúne uma ampla variedade de espaços e actividades, promovendo e divulgando alternativas nos campos da alimentação, ecologia, saúde, psicologia, sociedade e filosofias de vida.

Os vários espaços e actividades deste centro de alternativas repartem-se por diferentes áreas: restaurante, cafetaria, lojas natural, ecológica e esotérica, livraria, centro de terapias e actividades diversas.

COM UM ESPAÇO TOTAL DE QUASE 1.000 m2, a Espiral foi a primeira em Portugal a ter um restaurante de alimentação natural com uma ementa diversificada, a desenvolver as medicinas e práticas naturais, a criar uma livraria especializada e a tornar-se também a maior loja de produtos naturais e biológicos do país.

TENDO-SE MANTIDO INDEPENDENTE DE QUALQUER TIPO DE MOVIMENTO alternativo específico, grupo filosófico, religioso, esotérico ou mesmo económico, e fugindo de qualquer fundamentalismo, as suas actividades procuraram sempre dar voz a todas as tendências e a incentivar atitudes, práticas e perspectivas que de algum modo resistissem à normalização cultural e ao pensamento único e que, face a estes, representassem uma evolução, um progresso ou uma alternativa. Conseguiu assim ser um local aberto, de debate e esclarecimento sobre e entre todas essas perspectivas, privilegiando o espírito crítico, a liberdade de pensamento e o anti-dogmatismo, criando um novo conceito e constituindo-se uma referência incontornável e única em Portugal.

 

VISITA GUIADA  (TOPO)

Os vários espaços e actividades deste centro de alternativas repartem-se por diferentes áreas: Restaurante, Cafetaria, Loja natural, Livraria e Loja esotérica, centro de terapias e actividades diversas. Ao fazer uma visita, se ainda não conhece este centro ou se há áreas que ainda não visitou, aproveite hoje mesmo:  na Espiral encontra de tudo o que possa imaginar e ainda um pouco mais...  Venha até cá e surpreenda-se com tudo o que temos para lhe oferecer.

Assim, já sabe: depois de lanchar na esplanada-jardim da cafetaria, ao som dos pássaros e da água a correr, veja nas lojas qual a melhor planta medicinal para o seu bem-estar, um brinquedo ecológico para o seu filho ou uma estatueta de Buda para decorar a sua casa. A seguir pode ir até à livraria para escolher o seu próximo livro de cabeceira e ouvir um pouco de música relaxante. Espere: antes de ir jantar, até porque ainda é cedo, marque já a sua próxima sessão de acupunctura ou massagem e depois faça a sua aula de ioga.  E agora sim, surpreenda-se com um delicioso jantar no restaurante, apreciando a decoração e a exposição de pintura e deleitando-se com a música ao vivo dessa noite.

 

NOVOS SÓCIOS, NOVOS DESAFIOS  (TOPO)

JÁ PASSARAM 3 DÉCADAS E MEIA desde que a Espiral nasceu como Centro para a Divulgação de Alternativas e deu início a uma longa e persistente prática de divulgação e inovação.

HOJE, CONSTATAMOS que associações, escolas e profissionais, referências nas áreas da Ecologia, Agricultura Biológica, Medicina Chinesa e Naturopatia, começaram os seus percursos na Espiral: conceitos como Sustentabilidade Ambiental, Ecologia, Medicinas Naturais, Vegetarianismo, há 35 anos considerados "coisas" de marginais, são agora lugares comuns da cultura corrente.

É caso para dizermos: "Missão cumprida!".

AGORA, A ESPIRAL está à procura de novos voluntários e sócios, que se identifiquem com a nossa missão e se empenhem em novos projectos e iniciativas.

Se achar que pode vir a ser um deles, já sabe, contacte-nos.